A história do Kumon
Década de 1950
1954
Toru Kumon, professor de matemática no ensino secundário, começa a ajudar o filho Takeshi, que então frequentava o segundo ano da escola primária, utilizando um conceito baseado na aprendizagem autónoma. Em folhas soltas, preparou um grande número de exercícios de cálculo para o filho. Foi essa a origem do método Kumon.
1955
Abre em Osaka (Japão) o primeiro centro de matemática onde são usadas as folhas de estudo Kumon.
1958
É estabelecida em Osaka (Japão) a sede do Instituto de Matemática de Osaka, que se tornaria naquele que é hoje o Kumon Instituto de Educação.
1959
Toru Kumon cria o quadro de honra de alunos avançados para recompensar os alunos que, aprendendo de forma autónoma, superam o nível correspondente à sua idade.
Década de 1960
1962
É fundado o Instituto de Matemática de Osaka.
1968
Toru Kumon deixa o Instituto Municipal de Educação Secundária Higashi em Osaka, onde trabalhava, pondo assim fim à sua carreira docente, para se dedicar ao negócio do Instituto Kumon.
1969
O número de alunos do método Kumon ultrapassa os 10.000.
Década de 1970
1974
Abre o primeiro centro Kumon fora do Japão, em Nova Iorque (Estados Unidos). O método Kumon sai do país pela primeira vez.
1975
O número de alunos do método Kumon ultrapassa os 100.000.
1976
Pela primeira vez, um aluno resolve a última folha de estudo do programa de matemática da Kumon.
1977
O primeiro aluno do ensino pré-escolar que consegue resolver equações lineares fá-lo graças ao programa de matemática Kumon.
1978
Takeshi Kumon, filho de Toru Kumon e primeiro aluno do método, é nomeado presidente do Kumon Instituto de Educação
1979
A Kumon chega à Europa para oferecer o seu programa de matemática na Alemanha.
Década de 1980
1980
É preparada a primeira Bibliografia Recomendada da Kumon.
1981
O número de alunos da Kumon ultrapassa o milhão.
1983
Abre o primeiro centro Kumon no Reino Unido.
1987
É realizado o primeiro Congresso Internacional da Kumon no Kumon Kyoiku Kaikan de Osaka, Japão.
1988
Quando a subdiretora da escola Sumiton, no Alabama (Estados Unidos) vê um programa de televisão sobre a Kumon, fica convencida da eficácia do método e pensa que pode ajudar verdadeiramente os seus alunos a ultrapassarem a aversão à matemática. É a primeira vez que o método Kumon é utilizado dentro do horário letivo de um centro educativo fora do Japão. Os resultados são ainda melhores do que o esperado e esse enorme êxito começa a ser conhecido nos meios de comunicação como “o milagre de Sumiton”. A publicidade gerada por este caso ajuda a Kumon a dar-se a conhecer e a abrir cada vez mais centros em todo o mundo.
Década de 1990
1991
É criado o Kumon Instituto de Educación de España.
1993
O número de alunos do método Kumon em todo o mundo ultrapassa os 2 milhões.
1995
O professor Toru Kumon falece a 25 de julho, aos 81 anos.
1997
A 7 de janeiro falece o presidente Takeshi Kumon.
Década de 2000
2001
É criado o novo logótipo da Kumon. O número de alunos do método Kumon em todo o mundo ultrapassa os 3 milhões.
2006
O número de alunos do método Kumon em todo o mundo ultrapassa os 4 milhões.
2008
O grupo Kumon celebra o seu 50.º aniversário.
Década de 2010
2014
Orientadores da Kumon oriundos do todo o planeta reúnem-se no Japão para celebrar o centenário do nascimento do fundador do grupo, Toru Kumon.
2017
A Kumon já está presente em 50 países e regiões de todo o mundo.
2018
O grupo Kumon celebra o seu 60.º aniversário. É lançado o programa de inglês como língua estrangeira em Espanha (Kumon English).
2019
Abre o primeiro centro Kumon em Portugal.