O meu filho tem…
O programa Kumon Matemática ajuda os alunos do ensino pré-escolar a familiarizarem-se com os números de uma forma cativante, através de folhas de estudo coloridas e divertidas e com o apoio do orientador.
O orientador motiva os mais pequenos a trabalharem de forma atenta e reflexiva, para desenvolverem a sua concentração e aumentarem a sua capacidade de atenção, bem como para adquirirem bons hábitos de aprendizagem, que serão imprescindíveis na escola e nas etapas educativas posteriores.
O programa Kumon Matemática permite a alunos de qualquer capacidade abordarem a matemática com confiança. Asseguramo-nos de que dominam cada competência fundamental do cálculo antes de avançarem.
Graças à prática diária, os alunos desenvolvem as suas capacidades e adquirem uma grande desenvoltura na matemática, bem como uma atitude positiva e concentrada face ao estudo.
O orientador da Kumon estabelece o nível mais adequado para o seu filho, independentemente da idade, o que lhe permitirá reforçar os seus conhecimentos e impulsionar o seu desenvolvimento mais além do nível escolar em que se encontra.
O programa Kumon Matemática ajuda os alunos a terem uma atitude positiva face à matemática. É muito importante detetar o seu nível real de domínio e avaliar a necessidade de reforçar conceitos básicos antes de desenvolver os seus conhecimentos, até alcançar o seu nível escolar e superá-lo.
O orientador ajuda os alunos a compreenderem por si mesmos como se resolvem os exercícios de matemática, utilizando exemplos como guia. Isto permite-lhes serem cada vez mais autónomos, terem mais autoconfiança na hora de aprender e estarem dispostos a enfrentarem novos desafios sem dependerem de um adulto.
Os alunos da Kumon avançam ao seu próprio ritmo, que não é determinado pela sua idade nem pelo nível escolar em que se encontram. A sua enorme capacidade surpreende-nos todos os dias, já que conseguem superar desafios incríveis e se aventuram a resolver cálculos matemáticos complexos, mais avançados do que os do programa do seu nível escolar.
Os conteúdos do programa Kumon Matemática
Contar
O objetivo dos níveis 6A a 4A é que os alunos aprendam a dizer os números e a contar, assinalando os números escritos. Nesta etapa, nas nossas folhas de estudo utilizamos muito as imagens: as imagens de pontos e as tabelas numéricas permitem aos alunos do ensino pré-escolar aprenderem a reconhecer, dizer, ler e entender a sequência numérica. Progressivamente, e à medida que vão ficando preparados, os alunos vão descobrindo um intervalo de números cada vez maior. Primeiro, concentram-se nos números de 1 a 5; depois, de 1 a 10; de 11 a 20, e assim sucessivamente até 100. Além disso, aprendem a escrevê-los de forma autónoma até 50.
Quatro operações
Nos níveis 3A a D, é aprofundado o conhecimento da sequência numérica antes de serem introduzidas as operações principais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Cada operação é apresentada com números pequenos e de um só algarismo, passando-se progressivamente a números mais altos e de dois algarismos. O método avança gradualmente: passa-se de adições e subtrações na horizontal a fazê-las na vertical. Em seguida, é adotado o mesmo procedimento para a multiplicação e a divisão. Tudo isto é alcançado através de pequenos passos e de perguntas parcialmente resolvidas para ajudar os alunos a avançarem.
Frações
Nos níveis E e F, os alunos familiarizam-se com as frações e aprendem a resolver operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com frações, mediante exemplos e exercícios introdutórios. À medida que adquirem confiança e velocidade, avançam para exercícios mais complexos, aprendem a ordem correta dos passos que têm de dar para resolvê-los e a encontrar o mínimo denominador comum e o mínimo múltiplo comum, trabalhando com até três frações e quatro operações. Além disso, começam a familiarizar-se com os decimais.
Álgebra básica
O objetivo dos níveis G a I é ajudar os alunos a dominarem os números positivos e negativos utilizando as quatro operações, bem como as expressões e equações algébricas. São incentivados a escrever os passos que dão para encontrar a solução até se familiarizarem com o procedimento. Pouco a pouco, a complexidade algébrica vai aumentando e passam a resolver operações com monómios e polinómios antes de chegarem à factorização, às raízes quadradas, às equações e funções quadráticas e ao teorema de Pitágoras. Os alunos adquirem as competências necessárias para resolverem os exercícios corretamente e escrever os passos intermédios adequados.
Funções
No nível J, o aluno desenvolve completamente as suas competências algébricas antes de passar, no nível seguinte, à abordagem das propriedades básicas das funções. Aumenta gradualmente a sua compreensão das funções ao abordar exercícios com crescente dificuldade antes de avançar para os logaritmos, os limites, a diferenciação e a integração. Os alunos adquirem então as competências necessárias para trabalharem com funções trigonométricas e equações de retas e circunferências.
Cálculo
Nos níveis N e O são adquiridas as competências necessárias para abordar a integração avançada e as equações diferenciais, assim que os alunos tiverem consolidado a sua compreensão dos limites. Tudo o que os alunos aprenderam ao longo do programa culmina aqui na sua competência para resolver exercícios de matemática do nível do ensino secundário, graças às competências de cálculo e gráficas que desenvolveram. Também já aprofundaram as competências necessárias para continuarem a avançar na sua aprendizagem autodidata, ao terem o hábito de utilizar os exemplos, as pistas e os livros de soluções para entenderem e trabalharem conceitos matemáticos complexos.
Como funciona a Kumon?
Quando os alunos começam na Kumon, são avaliados através de um teste de nível com a finalidade de aferir o nível de capacidades. Seguidamente, é-lhes atribuída uma tarefa de acordo com as suas capacidades, independentemente da idade ou do ano escolar. Desta forma, podemos centrar-nos em desenvolver exatamente os aspetos que lhes trarão os maiores benefícios.
30 minutos de Kumon
Os alunos vão às aulas online ou presenciais uma ou duas vezes por semana, a fim de garantir que o orientador os ajuda a desenvolver as suas competências académicas e autodidatas.
A tarefa é realizada em casa e inclui a resolução e a classificação das folhas diariamente antes de assisitir à aula, de forma a que os alunos possam trabalhar nesta.
Os alunos resolvem a tarefa preparada pelo orientador para desenvolver as suas competências e assegurar-se de que continuam a avançar.
Os orientadores observam os alunos e orientam-nos quando necessário.
Os adultos que acompanham os alunos durante a aula classificam o trabalho e estes fazem correções imediatamente para reforçar a aprendizagem.
Todos os alunos acabam com uma sensação de satisfação e motivados para o desafio seguinte.
O método Kumon
+
+
=