Ser autodidata abre as portas das novas profissões
«Preparamo-los para não sabemos o quê», sustem Rafael Bisquerra, director da pós-graduação em Educação Emocional da Universitat de Barcelona e especialista em orientação psicopedagógica. «Há que ensinar-lhes metacompetências e a adquirir novos conhecimentos durante toda a sua vida porque devem ter competências transversais, saber trabalhar em equipa, gerir as emoções, etc.», acrescenta.
As novas gerações devem ser mais adaptáveis do que foram os profissionais ou trabalhadores de qualquer sector até agora e para consegui-lo devem desenvolver uma alta capacidade de aprendizagem.
Ser autodidata é uma das qualidades mais procuradas nos candidatos a um posto de trabalho, já que aprender por ele próprio é uma das melhores formas de aprender sobre qualquer tema.
Ser autodidata é também o selo pessoal de Kumon, pois nos nossos centros não são dadas aulas nem se atrapalha com explicações o aluno, que adquire assim uma grande autonomia e liberdade de aprendizagem. No seu lugar, os orientadores dão muitos exemplos e pistas breves, mas só quando o aluno as necessita realmente; desta maneira, não se compromete o seu avanço nos programas: Kumon Matemática e Kumon English. Com este método, os alunos chegam aprender por eles próprios e convertem-se em autodidatas: não dependem das explicações externas, mas sim dos seus racioncínios internos.
Educação emocional: Benefícios de ser autodidata
- Acelera a capacidade de aprendizagem
Ser autodidata ajuda a adquirir conhecimentos mais rápido, já que é o próprio aluno quem determina o seu ritmo e as suas estratégias de aprendizagem. Cada qual tem a sua maneira de aprender por ele próprio.
- Desenvolve a perseverança e a disciplina
Ser autodidata desenvolve a perseverança e a disciplina, duas grandes qualidades no mundo laboral, porque o aluno é o protagonista do seu processo educativo. Se quiser avançar, deve esforçar-se, já que chegar à meta depende dele.
- Ajuda a estar constantemente actualizado
Aprender por ele próprio permite ao aluno estar mais adiantado que aqueles que adquirem uma formación tradicional e mais preparado para assumir os retos que apresentam as novas profissiões, que estão em constante evolução.
- Permite ao aluno avançar ao seu ritmo
Não há limites para os autodidatas, tudo é possível com persistência, motivação e implicação. O autodidata marca os seus próprios ritmos de aprendizagem.
- Aumenta a confiança em si mesmo
Ser autodidata transmite confiança a si próprio. Chegará um momento em que o aluno terá que demonstrar o que aprendeu; então aí dará conta de que o esforço serviu para algo e de que ele vale para fazer tudo a que se proponha.
Na Kumon, temos a convicção de que, se preparamos os alunos para que aprendam de forma proactiva e desenvolvam uma grande capacidade académica, têm mais possibilidades para alcançar as suas metas e aspirações a curto e longo prazo, e, sobretudo, que tenham também as ferramentas necessárias para trabalhar de maneira eficiente em novas profissões que ainda não existem.
Queres que os teus filhos estejam preparados para as novas profissões e descubram o prazer de aprender por eles próprios? Contacta com o teu centro Kumon.