Que é o autodidatismo? São os teus filhos autodidatas?
Um dos princípios metodológicos dos nossos dois programas, Kumon Matemática e Kumon English, refere-se ao autodidatismo: nos nossos centros, não se dão aulas magistrais nem se satura com explicações o aluno, assim este adquire uma grande autonomia e liberdade na sua aprendizagem. Em troca, dão-se muitos exemplos e pistas rápidas, mas só quando as necessite realmente para não comprometer o seu avanço nos programas.
Desta maneira, os alunos conseguem aprender por si mesmos e tornam-se autodidatas: não dependem das explicações externas, mas sim do seu raciocínio. Que significa autodidata? Dizemos que alguém é autodidata quando consegue adquirir conhecimentos de maneira livre através da observação e da leitura, e ao largo da história existiram personalidades destacadas que não realizaram a sua aprendizagem dentro da escola habitual.
Autodidatas famosos
Um caso bastante conhecido é a de Agatha Christie, escritora de fama mundial, que não ia à escola devido à sua grande timidez, pelo que estudou em casa com ajuda da sua mãe. Também Mozart estudou com o seu pai enquanto realizava uma tournée pela Europa de 4 anos de duração na que mostrou as suas habilidades musicais.
Laura Ingalls, escritora americana, autora do livro Little House on the Prairie, começou a estudar com os seus pais, mas aos 15 anos já era completamente autodidata na sua aprendizagem e nos seus estudos.
Mas não só há autodidatas famosos no mundo das artes: Alexander Graham Bell e Tomás Alva Edison também estudaram nas suas casas, e posteriormente destacaram como inventores graças à sua criatividade na hora de idealizar novos engenhos que tornaram a vida das pessoas mais fácil.
Porque o autodidatismo que perseguimos na Kumon, está composto em grande medida por criatividade, para que os nossos alunos saibam como encontrar soluções aos problemas explorando novos caminhos. Assim serão capazes de extrair as suas próprias conclusões e criar as saus próprias estratégias de resolução.
Na Kumon procuramos que o aluno se responsabilize da sua aprendizagem e não dependa de ninguém para realizá-lo. Assim conseguimos que desenvolva habilidades que, no futuro, lhe permitam desenvolver-se perante qualquer situação ou problema que possa encontrar ao longo da sua vida.
Queres que o teu filho aprenda a aprender por si mesmo? Contacta com o teu centro Kumon mais próximo.