Infantil

Quando começar com a leitura?

Fev 2020
A leitura é a base de toda a aprendizagem. É muito importante desenvolver a capacidade de comprender o que lemos desde pequenos.
Ler é toda uma experiência.

As crianças que crescem num contexto que fomenta o gosto pela leitura desenvolvem com facilidade a compreensão leitora. O mais importante para os bebés e as crianças é que lhes falem bastante e que lhes cantem canções infantis.
 
Falar com eles olhando-os e cantando canções ajuda a que se sintam seguros e queridos, e estimula-os adequadamente, já que crescem num meio rico em palavras.   Além do mais, as letras das canções infantis são fáceis de recordar graças ao ritmo da música, pelo que servem para ampliar o vocabulário, exercitar a memória e desenvolver a concentração e a competência linguística.

Livros que viciam

Por outro lado, ler livros ilustrados em voz alta às crianças não só contribui para que cultivem a linguagem, a sensibilidade ou a imaginação, mas também lhes oferece a oportunidade de criar um forte vínculo afetivo com as suas famílias, que dedicam um tempo especial aos seus filhos partilhando leituras e lendo livros que viciam os pequenos.

Livros recomendados para ler às crianças

O que se deve ter em conta quando se seleciona uma leitura? Primeiro teremos de selecionar leituras de acordo com o nível de compreensão leitora de cada aluno. Não deveremos seguir indicações gerais do tipo «A partir dos 6 anos» ou «Livros para 3º ano da primária». Tudo depende da competência leitora de cada um e do interesse que lhe desperte cada livro, inclusivamente nos livros de inglês para crianças.

Aprender a ler

Os livros devem escolher-se em função dos interesses e da maturidade da criança, observando bem o interesse demonstrado ou o que sabe fazer em cada momento.
 

  • Livros ilustrados com repetições. Os bebés com idades entre os 0 e os 2 anos aprendem palavras novas com grande rapidez. Quando se lê em voz alta, é melhor começar com livros para ler com um conteúdo fácil de entender, um desenvolvimento previsível da história e repetições.
     
  • Os livros ilustrados com uma narrativa mais complexa caracterizam-se por serem protagonizados por uma personagem com o que as crianças simpatizam. Para avançar para livros menos ilustrados, o ideal é eleger obras fáceis de ler e que tenham uma quantidade de palavras por página parecida à de um livro ilustrado.

 

  • Livros com mais texto. As crianças familiarizadas com os livros ilustrados não devem ser resistentes a ler livros com mais texto. Desta forma, avança-se para livros com um tamanho de letra menor e maior quantidade de páginas, o que aumenta o volume de texto lido.  Nesta etapa, privilegiam-se os livros que descrevem a vida das crianças, para que estas se identifiquem com os personagens e revejam o reflexo dos seus comportamentos e dos seus amigos. Ler é toda uma experiência! Outra tendência própria desta etapa é ficar encantado com a leitura das coleções e as séries que estejam de moda nesse momento.

Contacte o seu centro Kumon mais próximo e saiba como o seu filho pode aprender a desfrutar do prazer de ler, crescer lendo livros e incrementando a sua competência leitora enquanto aprende a pensar em inglês com Kumon English.