Oito jogos divertidos para festas infantis
Muitas vezes, quando organizamos a festa de aniversário dos nossos filhos, preocupamo-nos mais pelo lanche para toda as crianças que por realizar jogos divertidos para entretê-los durante a festa. É verdade que a festa de aniversário é o momento ideal para estrear os novos jogos que receberam, mas convém ter algumas ideias de jogos fáceis para crianças e conseguir que desfrutem com actividades novas para eles.
Neste artigo propomos 8 jogos divertidos para festas infantis.
A múmia é um desses jogos divertidos ao que se pode jogar quando estão a chegar os convidados. Tapa-se uma das crianças com uma venda (podemos usar um rolo de papel higiénico) e o seguinte convidado quando chegar a casa tem que adivinhar quem é. Se acertar, disfraçamo-lo em seu lugar e seguiremos o jogo até que tenham chegado todas as crianças. Se não queremos gastar muito papel, podemos ocultar só a cara da múmia, deixando um espaço para os olhos.
Nas festas para crianças de 4 a 8 anos, aproximadamente, podemos jogar aos añoes e gigantes. O adulto diz añoes e as crianças têm que colocar-se de cócoras. Ao dizer «gigantes», terão que pôr-se de pé. Temos que ir jogando com as palavras cada vez mais rápido, ou mais devagar, para que as crianças se mexam. No caso de se enganarem, podem desclassificar ou aproveitamos para as ajugar a aprender os erros.
A sapatilha por trás é um dos jogos mais divertidos de sempre para festas infantis. Todas as crianças têm de estar sentadas em roda e um, com a sapatilha na mão, começa a dar voltas ao círculo cantando a ção: «A sapatilha por trás, tris tras, nem a vês nem a verás, tris tras. Olhem para cima, que caem favas; olhem para baixo, que caem feijões. ¡A dormir, a dormir, que vêm os Reis Magos!».
Ao terminar a canção, os que estão na roda fecham os olhos e contam até dez. Enquanto, o que a tem deve deixar a sapatilha atrás de algum dos jogadores sentados sem que ninguém o veja ou note. Ao chegar a dez, os jogadores sentados olham atrás deles e o que encontra a sapatilha, apanha-a e corre atrás do que a levava. Se o apanhar antes de dar três voltas e lhe der com a sapatilha, o apanhado fica novamente com ela; se não o apanhar, o que leva a sapatilha será o que fica com ela no turno seguinte.
Outros jogos fáceis para crianças é desenhar ao acaso, seguro que se divertem muito. Com os olhos vendados, as crianças devem estar sentadas à mesa (melhor com uma toalha de papel), com um papel e um lápis. O adulto nomeará alguns objetos, e as crianças deverão desenhá-los. Quando retirarem as vendas, seguramente será divertido comparar os desenhos.
Seguramente que as crianças gostam de jogar ao procurar o extraterrestre, uma variante da gymkhana de toda a vida. Ao princípio da festa, avisamos as crianças que um extraterrestre levou algo da casa (podemos mencionar um tesouro, o bolo de aniversário ou uma prenda para cada um deles) e podemos mostrar as pegadas que ele deixou em algum lugar da casa. Vamos dando pistas e no final poderão encontrar o tesouro escondido.
Caçar objetos é um desses jogos divertidos que nunca falham. Enchemos uma caixa com objectos de diferentes formas e cores: copos de plástico, tampas, esferográficas, peluches...Devem haver tanto objectos como convidados na festa menos um. Pomos música para que as crianças bailem, e quando de repente parem todos, têm de correr até à caixa e retirar um objecto. A criança que não consiga ficará eliminada. Retiramos um objecto da caixa e repetimos. Assim até que fiquem uma ou duas crianças e damos-lhes o prémio final.
Num aniversario também podemos propor jogos de letras para crianças ou jogos para aprender o vocabulário. Para jogar à caixa das palavras, sentamos todas as crianças no chão e uma delas começa por dizer “tenho uma Caixa que tem dentro um”... balão por exemplo. O seguinte tem de repetir a mesma frase, mas dizendo um objecto que comece com a letra seguinte do abecedário sem repetir palavras já ditas. Propomos um tempo máximo, de 30 segundos e, se nesse tempo não se disse nem uma palavra, desclassifica-se a criança e seguimos para a ronda seguinte. Ganha o último jogador sem falhar.
A Caixa das palavras tem variantes, como limitar a frutas (sem necessidade de seguir a ordem alfabética, para as crianças mais pequenas) ou repetindo a série completa de palavras ditas nessa ronda (para crianças mais velhas). É um dos muitos jogos para aprender palavras que podemos usar com crianças.
Em festas para crianças de entre 2 a 5 anos, aproximadamente, podemos jogar a aprender os números até 10 em inglês tocando palmas. Para isso, colocamos as crianças em círculo. O adulto coloca-se no centro e ensina os números em inglês ás crianças tocando várias vezes as palmas. Por exemplo, diz: «One», toca uma palma e espera a que as crianças repitam «One» tocando uma palma. Logo o adulto diz: «Two», e toca duas palmas, e assim até 10. Repete-se a sequência em ordem várias vezes e depois de forma aleatória. Ganha o último jogador em falhar.
Os jogos fáceis para crianças em inglês permitem à criança aprender sem dar conta. O inglês pode adquirir-se facilmente em idades pequenas. Nos nossos centros, podemos contar-te como trabalhamos com os mais pequenos com Kumon English.
Se, além destes jogos divertidos, procuras amenizar as festas dos teus filhos com manualidades cada criança poderá levar a sua casa o que já tinha preparado.