O que faz diferente o método Kumon?
A educação está na moda: todos os dias saem notícias nos meios de comunicação sobre colégios e as mães blogueiras fazem eco das correntes educativas como o método Kumon. Seja pela actualidade política que define o currículo escolar dos nossos filhos ou pelas correntes pedagógicas que surgem cada dia, a educação está na boca de todos, o qual é positivo porque nos faz refletir sobre a importância de formar as novas gerações desde diferentes pontos de vista.
Na Kumon temos mais de 60 anos educando e falando de educação, procurando famílias comprometidas com a formação dos seus filhos e demonstrando que a aquisição de conhecimentos leva aquisição de capacidades e habilidades que permitam que as crianças se tornem em pessoas responsáveis.
A este processo chama-se «desenvolver ao máximo o potencial de aprendizagem das crianças». Um professor não deveria conformar-se com que os seus alunos aprendam apenas a tabuada do 7, mas sim que deveria aspirar a desenvolver neles a capacidade de compreensão, a curiosidade por aprender, o hábito de estudo ou a concentração, por exemplo. Assim o professor deve fazer brotar nas crianças uma série de atitudes e capacidades que possam utilizar na sua vida depois de terem finalizado os seus estudos.
O objetivo dos orientadores dos centros Kumon é desenvolver nos seus alunos a aprendizagem autodidata; ou seja, fazer com que, por meio dos exemplos e da reflexão, sejam capazes de aprender por eles mesmos e desfrutar da motivadora sensação de dizer: «consegui». Neste sentido, o método Kumon tem uma filosofia de aprendizagem que outros métodos não têm, que surge devido à nossa experiência e o nosso êxito internacional.
Idade e aprendizagem
Para conseguir que as crianças aprendam por eles mesmos com o método Kumon, utilizamos os programas Kumon Matemáticas e Kumon English pelo impacto que esses campos têm no resto das matérias que estudam. Também estabelecemos correspondência entre a idade que tem a criança e os conteúdos que podem aprender, já que damos a cada um o que necessitam em cada momento, como tal oferecemos um método totalmente individualizado. Não se trata de programar as crianças, mas sim acompanha-los no seu desenvolvimento.
Da mesma maneira, que uma criança de 2 a 3 anos é capaz de permanecer sentada uns minutos e concentrada, a aprendizagem dos números ou do inglês pode ser um jogo para ele. Porque não? Não faz falta ter o aluno a estudar nessas idades, mas sim converter a aprendizagem numa actividade mais durante o dia, num jogo familiar.
O orientador em Kumon
Também é essencial na Kumon a figura do orientador, que é capaz de motivar o aluno a dar o melhor de si e estar em constante comunicação com a família. O principal valor do método Kumon é a relação que se estabelece entre família, orientador e aluno. Entre eles criam-se vínculos de confiança para conseguir um objetivo comum: desenvolver o potencial de aprendizagem de cada criança no seu próprio ritmo.
Tudo isto faz com que o método Kumon seja diferente dos demais métodos de ensino extraescolar. Estamos em constante procura de novos alunos e empreendedores que queiram dar um passo em frente, pessoas comprometidas com a educação que queiram marcar a diferença na formação das crianças, que queiram abrir um centro em regime de franchising com a nossa colaboração. No nosso modelo, o franquiado é o responsável como docente do centro e está em contacto constante com as crianças e as famílias, pelo que a vocação educativa é muito importante. Assim como, o horário dos centros procura favorecer ao máximo a conciliação da vida pessoal e profissional dos empreendedores que optam por abrir um centro Kumon.
Se quiseres saber como pode ajudar o método Kumon aos teus filhos na sua aprendizagem, contacta com o teu centro Kumon mais próximo.