Matemática
Nove anedotas matemáticas que te surpreenderão
Ago 2019
A matemática é, provavelmente, a ciência mais antiga. Gauss define-a como «a rainha das ciências» ou do conhecimento e, ao longo de tantos anos de história.
Selecionamos 9 anedotas matemáticas, qual delas a mais interessante, porque queremos surpreenderte com a matemática:
- Até ao século XVI, a multiplicação só se ensinava nas universidades porque estava considerada como muito complicada. Hoje qualquer aluno do nosso programa de Kumon Matemática tem o domínio das mesmas.
- O nome «guarismo», procede do matemático al-Juarismi, e as palavras «álgebra» e «algoritmo» provém do título original em árabe da sua obra Compêndio de cálculo por complexão e comparação. Al-Juarismi está considerado como o pai da numeração arábica.
- O sistema sexagesimal de numeração que usamos hoje em dia para as horas e os minutos tem a sua origem na antiga Babilónia.
- A origem dos números negativos situa-se na Índia, onde os matemáticos do séc. VII os usavam para registar dívidas.
- No século III, Diofanto de Alexandria enunciou as regras para resolver equações de primeiro e segundo grau.
- O teorema de Pitágoras é estudado por alunos de matemática em todo o mundo, e pode ser demonstrado de 370 formas distintas!
- O símbolo das duas linhas paralelas = que indicam igualdade começou a ser usado no Reino Unido há 400 anos.
- O símbolo de raíz começou a ser usado em 1525 e é a abreviatura de «raíz cuadrada de».
- Os rumores dizem que não existe um prémio Nobel de matemática porque a esposa de Alfred Nobel lhe era infiel com um matemático; mas isso é falso, já que Nobel nunca se casou. Na realidade, parece ser que não se entrega prémio de matemática porque era uma disciplina que não gostava o senhor Nobel. Isso porque não conhecia o nosso material didáctico de Kumon Matemática.
Queres desenvolver o potencial e o génio que o teu filho tem dentro? Contacta com o teu centro Kumon mais próximo e inscreve-o em Kumon Matemática.