Kumon e a estimulação precoce
A estimulação precoce potencia as habilidades das crianças quando ainda são bebés e o seu cérebro é muito mais flexível para proporcionar-lhes as melhores possibilidades de desenvolvimento físico, intelectual e social, tal e como fazemos com o nosso método Kumon.
Podem aprender com Kumon as crianças de dois anos?
Sim, a estimulação cognitiva e as atividades de estimulação com Kumon são possíveis desde que as crianças tenham desenvolvido uma certa maturidade e sejam capazes de permanecer sentadas numa cadeira e siga orientações simples. Muitas crianças de dois anos conseguem comer sozinhas, portanto, também podem aprender com o Kumon, sem sobrecarregá-las e permitir que estabeleçam o seu ritmo de aprendizagem.
No Kumon temos a convicção de que quanto mais cedo as crianças começarem a trabalhar a estimulação cognitiva, mais cedo desenvolverão ferramentas como concentração, hábitos de estudo, autoconfiança e motivação para aprender, ferramentas que as vão tornar verdadeiramente autodidatas., Capazes de aprender tudo a que se proponha com um verdadeiro desenvolvimento integral.
Áreas de estimulação precoce
As atividades de estimulação precoce trabalham quatro áreas do cérebro:
- Desenvolvimento cognitivo: por meio do pensamento e da interação com o mundo ao seu redor, a criança aprende a adaptar-se a diferentes situações.
- Desenvolvimento psicomotor: para a criança entrar em contato com o mundo, ela deve mover-se e mover-se por ele. Tocar, manipular e exercitar a coordenação olho-mão são atividades básicas para essa área.
- Desenvolvimento da linguagem: cuida da compreensão, habilidades expressivas e gestuais. É importante falar e cantar para os bebés constantemente.
- Desenvolvimento socioemocional: as crianças têm que se sentir amadas, o que lhes dará segurança na vida. A criação de vínculos afetivos é fundamental para isso.
Os níveis Kumon para crianças pequenas relacionam as quatro áreas em diferentes medidas. Por exemplo, através da sequência numérica da Matemática Kumon trabalharão a estimulação cognitiva e ao desenhar com o lápis desenvolverão a área motora. A relação do programa Kumon English com a área linguística também é indiscutível.
Oito conselhos para a estimulação precoce
Observe estas dicas para promover a estimulação precoce do seu filho:
- Respeite o tempo de resposta do seu filho e evite a hiperestimulação. Escolha um horário tranquilo para brincarem juntos e evite brincadeiras quando perceber que ele está cansado, além de sobrecarregá-lo com tarefas e estímulos.
- Brincar tem que ser algo agradável para os dois.
- Escolha objetos que sejam agradáveis ao toque, ao ouvido, ao paladar e que sejam seguros.
- As brincadeiras devem ser acompanhadas de canções, palavras e sorrisos, além de carinho e amor.
- Toque música enquanto leva o seu filho no carro ou em casa.
- Ensine livros ao seu filho. Se for um bebé, use livros de pano, livros de plástico, com cheiros e texturas diferentes. Você também pode optar pelos livros suspensos.
- Conte-lhe histórias para dormir de acordo com o seu nível de compreensão.
- Aproveite a hora do banho para fazer uma massagem no seu filho. Essa rotina pode ajudá-lo a dormir.
Como sempre, os exercícios de estimulação durante a educação infantil proporcionarão ao seu filho um espaço ideal para trabalhar as habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento.
Os programas de matemática e inglês do Kumon permitem que as crianças comecem a aprender a partir dos dois anos e têm em consideração que a aprendizagem tem que ser motivadora, uma parte do jogo, porque no final, o jogo é a melhor aprendizagem para os mais pequenos.
Contate o seu centro Kumon mais próximo!