Educação

Educar com disciplina mas sem castigos

Jan 2021
No Kumon trabalhamos a disciplina em todo o momento.
No Kumon trabalhamos a disciplina em todo o momento.

“Eu só consegui alcançar o sucesso na minha vida por meio da autodisciplina, e apliquei isso até que o meu desejo e a minha vontade se tornassem um só” (Nikola Tesla, engenheiro e inventor)

 

Para conseguir que os nossos filhos sejam autodidatas, aprendam por si mesmos e superem os seus limites devemos transmitir-lhes disciplina e educar a sua vontade desde pequenos.

Educar os nossos filhos com disciplina não significa educá-los com punições, mas sim incentivar ao alcançar de objetivos e incutir neles a força de vontade necessária para superar os desafios que os ajudarão a melhorar a cada dia, ganhando motivação, segurança e autoconfiança.

O que fazemos no Kumon para desenvolver a disciplina?

Desenvolver a disciplina não é tarefa fácil. Para isso, devemos trabalhar três aspectos de vital importância:

1. Sentido da responsabilidade

Aprender a ser responsável desde tenra idade é a base da disciplina, da autonomia e da autoaprendizagem. Em casa, podemos ensinar nossos filhos a definir prioridades, cumprir horários e ter pequenas responsabilidades, como limpar a mesa, fazer as tarefas de casa assim que chegarem, etc.

Disciplina implica firmeza, mas também gentileza e respeito mútuo, o que resulta na melhora da empatia e da comunicação. Seremos assim confrontados com um ambiente favorável à disciplina positiva, condição perfeita para o desenvolvimento dos nossos filhos.

No Kumon ensinamos os alunos a serem responsáveis ​​desde o momento em que começam a aprender em qualquer uma das três modalidades: online, presencial ou mista. O primeiro passo no Kumon é fazer um pequeno teste que avalia a capacidade atual de cada aluno e determina como continuar a desenvolver essa mesma capacidade. A partir daí, o plano de estudos personalizado começa e recebe acompanhamento contínuo do orientador, que desde o primeiro minuto ensina a ser responsável e a resolver cadernos cuja dificuldade vai aumentando gradualmente assim como a gerir o seu próprio tempo, aprendendo.

2. Paixão por aprender

A paixão pela aprendizagem não nasce, ela constrói-se de mãos dadas com a disciplina, neste caso, a disciplina positiva. O primeiro passo para despertar essa paixão é gerar curiosidade para aprender e alimentá-la com desafios adequados à capacidade dos nossos filhos; desta forma, incentivamos a sua motivação para encontrar soluções e assumir novos desafios de aprendizagem.

No Kumon, desde os dois anos de idade, desenvolvemos a paixão dos nossos alunos pela aprendizagem, porque estamos conscientes dos benefícios que isso lhes traz:

  • Desperta neles emoções positivas, como o sentimento de conquista.
  • Aprendem a autorregular o esforço para cumprir o desafio proposto, o que evita frustrações.
  • Sentem-se autónomos e aprendem a ser autodidatas.
  • Alimentam a sua motivação e acreditam em si mesmos.
  • Aprendem a comprometer-se com os seus processos de aprendizagem.

 

3. Hábitos de estudo

A disciplina na aprendizagem alimenta-se de hábitos de estudo constituidos pela soma de rotinas diárias.  No Kumon, promovemos a disciplina por meio de rotinas de estudo nos centros e em casa.

Durante as aulas, presenciais ou online, o orientador disponibiliza o material adequado à capacidade do aluno para que ele trabalhe o conteúdo por conta própria, seguindo as suas orientações e as pistas do próprio material didático, e assim o aluno não esteja exposto a um esforço excessivo. Em casa, o trabalho dos pais concentra-se em incutir uma disciplina positiva nos filhos, zelando para que não quebrem a rotina de estudos, priorizando a resolução dos exercícios de Kumon logo no início do dia, utilizando os livros de correção para classificar os exercícios. Especialmente em relação às tarefas de casa, a comunicação entre pais e orientadores deve ser fluida e constante.


O método Kumon nasceu do amor de um pai pelo seu filho. Toru Kumon era um professor de matemática do ensino secundário, e quando o seu filho Takeshi começou a ter problemas nesta disciplina, Toru Kumon produziu uma série de cadernos que incluíam exercícios adaptados às capacidades do seu filho, com um grau progressivo de dificuldade e com muitas pistas, que lhe permitiu avançar por conta própria e tornar-se um autodidata.

Autodidata é aquele que tem interesse em aprender, é responsável por administrar os seus próprios processos de aprendizagem e atua com disciplina para criar e respeitar os seus próprios hábitos e rotinas de estudo.

Se você quer que o seu filho aprenda a ser um autodidata, trabalhe com disciplina e tenha vontade de aprender, entre em contato com o centro Kumon mais próximo.