Educação online, presencial, híbrida ou educação inteligente?
Uma vez que a educação online foi incorporada no sistema educativo em grande escala, a grande questão que nós pais nos colocamos é se estamos a fazer uma utilização inteligente da tecnologia para promover a aprendizagem dos nossos filhos. Rafael Samper, coordenador pedagógico de Kumon, dá-nos a resposta neste artigo.
É melhor a educação online, a presencial ou a híbrida?
A educação online é positiva quando os educadores fazem um uso hábil, equitativo e eficaz da tecnologia digital e quando esta pode apoiar uma aprendizagem mais personalizada, flexível e centrada no estudante.
"O debate que possivelmente deveriamos começar a efetuar não é entre a educação online e a educação presencial, mas que educação queremos para os nossos filhos, como a tecnologia pode apoiar as melhores pedagogias educativas e qual é o papel dos professores neste novo ambiente educativo", diz Rafael Samper.
Que é a educação inteligente?
A educação é o processo pelo qual orientamos ou guiamos para o seu exterior o potencial dos alunos, onde o potencial é entendido como a capacidade de aprender por si próprio.
A educação inteligente estabelece uma relação de "feedback" e não de "subordinação" entre a educação online e a educação presencial. Não se trata, em qualquer caso, de uma educação online que complemente a educação presencial, mas de ambas se alimentarem uma à outra, favorecendo assim as melhores pedagogias de aprendizagem.
A educação inteligente deve satisfazer três requisitos:
- ENCORAJA a capacidade do aluno de aprender por si próprio.
- INCENTIVAR o desejo de aprendizagem ao longo da vida.
- GARANTIR uma educação personalizada.
Como podemos fazer um uso inteligente da tecnologia em benefício da educação?
1. Criando um material didáctico, recursos e acções de formação onde o aluno é o protagonista.
2. Utilizando a educação em linha para todos os estudantes que não têm um centro educativo próximo ou que por alguma razão têm de estar longe da educação presencial.
3. Tirar partido da utilização da tecnologia para o desenvolvimento de planos de avaliação mais contínuos e formativos, que permitem aos professores compreender o efeito da sua orientação sobre o processo de desenvolvimento do aluno.
4. Criação de uma comunidade educativa onde o importante é o trabalho de equipa e de colaboração entre professores, famílias e estudantes.
5. Promover o desenvolvimento da competência digital dos alunos.
6. Utilizar a tecnologia para gerar planos de aprendizagem personalizados tendo em conta as características individuais dos estudantes, de modo a que a experiência de aprendizagem seja uma experiência significativa e excitante.
O grande desafio da educação online nos dias de hoje
O processo de aprendizagem nas instituições educativas actuais utiliza plataformas digitais para apoiar os métodos tradicionais de aprendizagem com o objectivo de tornar a aprendizagem dos estudantes mais eficiente e melhorar a sua capacidade de pesquisa de recursos digitais através da Internet.
Na educação online o processo de ensino está centrado na utilização da tecnologia para contribuir para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem auto-dirigida.
O grande desafio da educação online hoje em dia é a concepção de planos de aprendizagem com as aplicações educativas e as ferramentas online que mais podem beneficiar o aluno. No Kumon vamos um passo mais além, oferecendo planos de aprendizagem personalizados baseados nas necessidades e capacidades reais dos estudantes.
Encorajamo-lo a contactar o seu centro Kumon mais próximo.