Educação

Dias sem escola: uma oportunidade para aprender a ser autodidactas

Mar 2020
 Desenvolver o autodidatismo, durante todos os dias do ano, é um dos princípios do método Kumon.
Desenvolver o autodidatismo, durante todos os dias do ano, é um dos princípios do método Kumon.

A situação que estamos a viver leva-nos a refletir sobre a importância de fomentar o autodidactismo e ensinar aos nossos filhos que para aprender, não importa o lugar, mas sim a atitude a ter. Aprender é um ato de desenvolvimento pessoal que os nossos filhos devem viver com responsabilidade, seja na escola, em casa ou em qualquer outro sítio.

Desenvolver o autodidactismo durante todos os dias do ano é um dos princípios do método Kumon. Para permitir que os alunos aprendam por eles próprios, os nossos orientadores preparam previamente todos os seus materiais, analisam as suas capacidades e desenham objetivos individuais, fazendo uma estimativa da evolução do seu potencial de aprendizagem.

Como podemos potenciar o autodidactismo com a Kumon nos dias que não há escola?

  • Trabalhar o método Kumon em casa. Os alunos afetados pelo encerramento dos centros educativos podem continuar a estudar Kumon em casa, com a supervisão dos orientadores, que disponibilizarão aos seus alunos todo o material didático de que necessitem para que continuem o desenvolvimento do seu potencial de aprendizagem, com a sua ajuda, a partir de casa.
  • Manter um acompanhamento personalizado. O método Kumon adapta-se às necessidades de cada aluno para que todos avancem ao seu ritmo e em função das suas capacidades. Ainda que durante estes dias os alunos desenvolvam a matéria em casa, os nossos orientadores continuam a rever os cadernos e a dar indicações para que os vossos filhos continuem a trabalhar e a melhorar. Falem com os vossos orientadores para saberem de que forma vão efetuar este acompanhamento.
  • Continuar a exercitar a mente. Ter uma atividade intelectual com uma sequência didática, à medida das necessidades dos vossos filhos, permitirá que desenvolvam a mente, retirando o máximo partido do tempo em casa.

Aprender por si mesmo, e manter uma atitude positiva perante a aprendizagem, potencia aos nossos alunos superar os seus desafios educativos e a desenvolver o autodidatismo, que é a chave para aprenderem sem limites.