Como ler em voz alta aos teus pequenos
Todas as crianças, sem excepção, gostam que lhes leiam livros ilustrados porque é mais fácil entrar na história escutando as palavras que lendo eles sozinhos.
Por outro lado, a leitura em voz alta implica transmitir as imagens da história e a emoção da pessoa que lê; portanto, pode dizer-se que a hora de ler em voz alta é, tanto para as crianças que não sabem ler como para os que já se iniciam sozinhos em leitura, um tempo para a imaginação, um momento para a tranquilidade e uma oportunidade para estrear vínculos familiares. Não devemos esquecer que esta fase de leitura é temporal e que o processo natural é que culmine com a leitura silenciosa.
Quando se lê um livro em voz alta há que ter em conta o seguinte:
- No principio, as crianças não permanecem muito tempo sentados e passam as páginas de maneira aleatória. Para eles é uma situação nova, pelo que é importante não dar-lhes atenção e deixar que pouco a pouco se familiarizem com o livro.
- As crianças pedem que lhes seja lido o mesmo livro várias vezes. Isto é normal na etapa infantil. Além disso o gosto pela história, a repetição propícia também uma maior aprendizagem.
- As crianças desfrutam das ilustrações. Não é recomendável passar a página ao ritmo de um adulto, mas sim deixar que as crianças as vejam tranquilamente e imaginem.
- As crianças devem poder eleger as suas leituras.
Ler em voz alta a várias crianças
Para ler em voz alta a um grupo de crianças não faz falta conhecer nenhuma técnica especial. Quando as crianças entendem que quem lê desfruta, escutam a leitura em voz alta com entusiasmo e atenção. Ainda assim, se apresentam a continuação algumas pautas que podem ser de utilidade.
Antes da leitura
Tempo de leitura e quantidade de livros
1. A leitura em voz alta dura entre 20 a 30 minutos.
2. Recomendam-se três ou quatro livros de diferentes temas.
Ambiente adequado
1. Se as crianças se sentam no chão, devem procurar que os seus ombros toquem entre si, já que deste modo se consegue a estabilidade e a concentração do grupo.
2. Sentar-se numa cadeira dá mais estabilidade, pelo que o leitor pode realizar a leitura em voz alta quase à altura dos olhos das crianças.
Sobre os livros que se leram
1. Abrir bem as páginas do livro para evitar que se feche.
2. Ler o livro em voz alta previamente para conhecê-lo.
3. Observar bem as ilustrações e entender o seu conteúdo.
4. Pensar na velocidade de leitura ao passar as páginas.
5. Comprovar o tempo que demora a ler cada obra.
Durante a leitura
Como mostrar um livro ilustrado
1. Ensinar sempre a cena que está a ser narrada e adequar o ângulo e a altura do livro para que as crianças possam ver bem as ilustrações.
2. Ter cuidado de não tapar a ilustração com os dedos, as mãos ou o corpo.
Como ler
1. Ler com voz clara, pausada e transmitindo ternura. Não levantar a voz.
2. Observar de vez em quando as reacções das crianças.
3. Variar o ritmo de leitura segundo a narração.
4. Não perguntar em excesso às crianças sobre como lhes pareceu a leitura.
5. Concluir a actividade com uma frase do tipo: «Os contos de hoje já terminaram».
Como passar as páginas
1. Passar cada página agarrando a esquina superior ou inferior e tendo cuidado de não tapar a ilustração com o braço.
2. Não passar rapidamente, mas sim ao ritmo adequado da narração.
3. Antes de passar uma página, fazer uma pequena pausa para que as crianças observem a ilustração.
A leitura é a base de todo o conhecimento, uma criança que lê é um adulto que pensa. Sabes por onde começar? Descarga grátis a nossa Guia da Bibliografía Recomendada de Kumon e desfruta de leituras especialmente seleccionadas em função da competência leitora do teu filho.