Como inculcar o hábito de estudo nos nossos filhos
O hábito não faz o monge, mas o hábito do estudo torna uma pessoa competente. Na vida é muito importante aprender a gerar bons hábitos nos nossos filhos. Na aprendizagem, o hábito do estudo ajuda-os a ser disciplinados e a melhorar de maneira exponencial o seu rendimento académico.
Aprender algo novo todos os dias são 365 novas oportunidades de aprendizagem. Com pequenas técnicas de estudo alcançamos grandes objetivos. Por exemplo: se lemos um livro todos os meses, num ano teremos lido 12 livros; se aprendermos 5 palavras em inglês todos os dias, num ano teremos ampliado o nosso vocabulário em quase 2000 novas palavras e, se resolvermos 2 exercícios de matemática todos os dias, num ano teremos resolvido 730 exercícios.
Para o psicólogo Rafa Guerrero, “o estudo e a aprendizagem dependem de competências e habilidades que podem ser estimuladas desde muito cedo: atenção, memória, perseverança… saiba que o seu cérebro ganha uma maior capacidade de aprendizagem e adaptação. Acompanhar o seu desenvolvimento desde a infância irá ajudar a adquirir uma base sólida para continuar a crescer nas etapas escolares seguintes".
Por isso, um dos primeiros objetivos do Kumon é incutir o hábito de estudo nos nossos alunos desde cedo. Aqui oferecemos oito dicas para incutir isso nos seus filhos em casa:
1. Crie um ambiente de estudo agradável com todo o material à mão onde eles gostem de aprender.
2. Evite distrações mantendo a televisão desligada e telemóveis e videojogos longe para que possam concentrar-se na sua tarefa e melhorar a sua capacidade de concentração.
3. Ajude-os a adquirir hábitos de estudo. A Cristina Cabello, pedagoga, psicóloga clínica, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Pessoal e Coordenadora de Formação do Kumon, aconselha a ter horários fixos para estudar diariamente e “gerar uma inércia que se torna menos difícil para nós começarmos a estudar”.
4. Supervisione sem intervir a menos que seja realmente necessário: no início eles vão precisar de uma maior supervisão até que interiorizam o hábito de estudo e se torna uma rotina, então aí terá que mostrar-lhes que confia neles e irá deixa-los evoluir no seu próprio ritmo e com autonomia para assumir o controlo da sua aprendizagem.
5. Estabelecer metas alcançáveis com um plano de trabalho por objetivos e para isso podem manter uma comunicação regular com os seus professores e definir objetivos educativos muito claros.
6. Definir prioridades (“Primeiro obrigação e depois diversão”), transmitindo desde cedo a importância de cumprir os horários dos trabalhos de casa, porque há tempo para tudo.
7. Tenha sempre um livro à mão para que se habituem a desfrutar da sua companhia desde cedo, pois a leitura ajuda a estimular a capacidade de concentração, o que, por sua vez, favorece a agilidade mental para enfrentar uma tarefa.
8. Elogie-os, como diz o pedagogo Rafael Samper: “Fazemos as coisas porque nos fazem sentir bem. Quando os nossos filhos terminam os seus deveres de casa, eles têm que sentir aquela satisfação pessoal de ter completado uma tarefa por eles próprios. Podemos reforçar esta satisfação como pais através do elogio valorizando aquela atitude e aquela perseverança que demonstraram durante a resolução dos exercícios".
No Kumon promovemos a disciplina e a auto-aprendizagem através de rotinas de estudo tanto nos centros como em casa.