Chaves para ensinares os teus filhos a serem autodidatas
Uma pessoa autodidata sente uma verdadeira paixão por aprender e por isso desfruta superando desafios cada dia. Que é ser autodidata? É ter a capacidade de aprender por si mesmo. Hoje em dia, o autodidatismo é fundamental para superar desafios de aprendizagem e gerir a nossa educação da melhor maneira possível.
Não nascemos autodidatas, mas podemos chegar a ser um dia. E quais são as qualidades de um autodidata? Principalmente, a de poder desenvolver uma série de capacidades e habilidades como a autonomia, a disciplina, a regularidade, a responsabilidade e, sobretudo, una alta dose de motivação por aprender.
Como se aprende de maneira autodidata? Estas são as chaves para ensinares o teu filho a ser autodidata e a superar todos os desafios de aprendizagem a que se proponha.
1. Desperta a sua curiosidade:
Inculca no teu filho a vontade de aprender um pouco todos os dias. Desta forma, despertarás o seu interesse por conhecer. Motiva-o para que pergunte o porquê das coisas e a encontrar as respostas.
2. Alimenta a sua motivação:
Cultiva no teu filho a motivação com frases positivas como «Força, tenta! Tu consegues!».
3. Incrementa a confiança em si mesmo:
Leva-o a assumir desafios e a não desistir até conseguir superá-los. Isso aumentará a sua confiança nas suas próprias capacidades.
4. Ensina-o a ser disciplinado:
Mostra-lhe que dedicar um pouco de tempo cada dia o irá ajudar a superar novos desafios. Planifica horários, descansos e objetivos, mas deixa-o eleger a opção que seja mais adequada.
5. Guia-o no processo:
Ensina a analisar con atenção, a observar e a pensar como superar o desafio.
6. Que experimente:
Ajuda-o a encontrar a forma mais eficaz de resolver o desafio e dá-lhe pistas sobre desafios similares que já tenha superado. Isso vai ajudá-lo a encontrar o caminho.
7. Desfruta com ele dos seus momentos “Woow”:
Na Kumon dizemos «momento woow!» ao momento em que um aluno encontra a solução sozinho. Celebra com o teu filho cada um destes momentos.
8. Toma nota de como aplicar a estratégia:
Observa e anota como aplica a estratégia que elegeu para resolver o deafio.
9. Anima-o a encontrar e corregir os erros sozinho:
Podes dar-lhe pequenas pista. Recorda que a sensação de logro incrementa a motivação por aprender.
10. Ensina o valor do compromisso:
Uma vez superado o desafio, aparesenta-lhe um novo para o dia seguinte e segue de perto o seu processo de resolução para orientá-lo. Isto fará com que assuma compromissos e seja constante e disciplinado.
Porque é importante ser autodidata?
Uma pessoa autodidata tem uma capacidade enorme para aprender por ela própria e superar qualquer desafio a que se proponha, pelo que será um aluno brilhante e um profissional competente. Contata com o teu centro Kumon mais próximo e ajuda o teu filho a desenvolver uma atitude autodidata desde pequeno.