Educação

Autoaprendizagem: Professores que ensinam a aprender

Nov 2020
Na Kumon promovemos o autodidatismo há mais de 60 anos.
Na Kumon promovemos o autodidatismo há mais de 60 anos.

«Pode obrigar-se uma criança a estudar até um certo limite, mas o potencial de crescimento mediante a aprendizagem autodidata é infinito». (Toru Kumon).

 

Na Kumon, os nossos orientadores elaboram um plano de estudos personalizado para cada aluno para que todos possam aprender no dia a dia com motivação e autonomia. Por isso chamamos os professores da Kumon de “orientadores”: porque orientam os alunos para a autoaprendizagem, dando especial atenção à capacidade académica e à forma como cada aluno evolui, aprende e resolve o material didático. Por esta razão, os nossos programas educativos, Kumon Matemática e Kumon English, são direcionados a alunos de todas as idades a partir dos 2 anos, independentemente do seu ritmo de aprendizagem.

Na Kumon, promovemos a autoaprendizagem há mais de 60 anos. A experiência com o nosso método educativo em todo o mundo mostra que o desenvolvimento de uma atitude responsável e autodidata permite que os alunos alcancem todo o seu potencial. Os nossos orientadores ensinam os alunos a aprender com a convicção de que aprender proativamente e desenvolver uma forte capacidade académica é fundamental para que tenham mais possibilidades de atingir os seus objetivos de curto e longo prazo e adquirir as habilidades necessárias para trabalhar com eficiência em profissões que ainda não existem.

Quando o aluno começa a resolver os níveis do Kumon que estão acima do seu nível escolar, ele depara-se pela primeira vez com um conteúdo que nunca viu antes. É o momento em que começa a trabalhar com autonomia: estudando os exemplos, analisando os exercícios e encontrando as respostas por si mesmo.

O grande desafio das aulas online de autoaprendizagem

Embora a forma de aprender tenha mudado, a figura do orientador é fundamental: observa o aluno e ajuda-o a desenvolver estratégias para que ele aprenda por conta própria, seja nas aulas presenciais ou online. Isso porque na Kumon entendemos a figura do orientador como uma “pessoa que treina o aluno para que ele aprenda por si mesmo”. (Feuerstein, psicólogo, 1994).

Além disso, com a introdução do ensino pela Internet, ter capacidade e motivação para aprender torna-se ainda mais decisivo. Por isso, os orientadores Kumon fornecem aos alunos as ferramentas necessárias para que possam tirar as suas dúvidas mantendo a motivação e aumentando gradualmente a sua capacidade de trabalho.

Professores da autoaprendizagem em casa

Nós pais devemos potenciar nos nossos filhos o desejo de aprender coisas novas, transformar a aprendizagem em algo motivador, reforçar sua curiosidade em aprender e incutir neles o sentido da responsabilidade para que sejam alunos competentes, comprometidos com sua aprendizagem e capazes de desenvolver ao máximo o seu potencial e, assim, trazer o melhor de si para a sociedade.

Num mundo global e tecnológico onde as oportunidades de formação online são enormes, os alunos que conseguirem aproveitá-las e desenvolver a autoaprendizagem terão um futuro garantido.

Dê ao seu filho a oportunidade de tornar-se a melhor versão de si mesmo com o método Kumon. Contate com o centro mais próximo.