As crianças são naturalmente curiosas e não é de surpreender que as suas perguntas levem a um fluxo interminável de "Então, e porquê?" O superpoder dos pequeninos da casa é estarem sempre em busca de respostas para tudo. Como pais, podemos alimentar o seu superpoder para aprender, ensinando-os a fazer isso sozinhos.
Toru Kumon costumava dizer: “O Kumon ajuda os alunos a avançarem além do seu nível de escolar. As folhas de exercícios estão bem organizadas. As crianças ganham autoconfiança e alcançam um nível avançado de competência.' Isso significa que, por exemplo, um aluno de matemática do primeiro ciclo pode perfeitamente ter o superpoder de aprender a resolver exercícios em níveis muito mais avançados. Como é possível isso? Cultivando a aprendizagem autodidata desde a infância.
Um autodidata tem uma capacidade enorme de aprender por si mesmo e o superpoder para aprender a superar qualquer desafio que se lhe proponha, por isso será um aluno brilhante e um profissional competente. No Kumon, ajudamos as crianças a aprender por si mesmas.
O nosso método para desenvolver o superpoder da autoaprendizagem
- As nossas orientadoras orientam os alunos e ensinam-nos a aprender por si próprios, inculcando-lhes uma forma concreta de observar e trabalhar o material e de compreender as pistas que nele aparecem, para que aprendam observando e analisando-o.
- O material que utilizamos é autoexplicativo e sequenciado e está repleto de pistas e exemplos, pequenos passos que estimulam a autoaprendizagem e, juntamente com a rotina diária de trabalho, ajudam a gerar o hábito de estudo.
- Propomos desafios educativos individualizados aos alunos, levando em consideração o ponto de partida adequado para cada um com base nas suas habilidades; este é o nosso superpoder.
- Proporcionamos aos alunos o material mais adequado para o desenvolvimento da autoconfiança, pois estudar no ponto ideal e assumir desafios realizáveis aumenta a motivação para descobrir o novo e, desta forma, desperta e alimenta a paixão pela aprendizagem.
- Os nossos orientadores desenvolvem um plano personalizado para que cada aluno progrida no seu próprio ritmo: eles registram a sua forma de aprender e adaptam-se ao seu ritmo de aprendizagem, sempre com o objetivo de aprender por conta própria.
- Promovemos a motivação dos nossos alunos para aprender, pois são eles os protagonistas do seu próprio processo educativo; nele, a motivação é o superpoder da aprendizagem.
Antonio Campoy, Diretor de Coordenação do Kumon Espanha, expressa nesta frase o benefício de desenvolver o superpoder de aprender por si mesmo: «No Kumon acreditamos que, se um aluno vive a experiência de aprender algo sozinho muitas vezes, será capaz de futuro de se adaptar sem medo e com confiança a esta sociedade em constante mudança, a novos empregos e situações que neste momento não podemos imaginar; nesse momento, ele precisará ter a capacidade de aprender sem um professor, para aprender por si mesmo.
O objetivo do método Kumon é desenvolver a capacidade académica do aluno e torná-lo uma pessoa independente, incutindo nele a mentalidade e as habilidades da aprendizagem autodidata, pois, quando se aprende por si mesmo, não há limites para a aprendizagem. Hoje, essa é a melhor maneira de aprender num mundo cada vez mais autodidata.