O apoio educativo através de uma tutoria é útil desde que responda às necessidades específicas de cada aluno. É por isso que os orientadores do Kumon desenvolvem um plano de aprendizagem personalizado para cada estudante enquanto os orientam a aprender progressivamente por si próprios. Desta forma, melhoram o seu desempenho académico de uma forma transversal aos seus estudos regulados.
No Kumon implementamos estratégias didácticas e metodológicas que permitem aos estudantes resolver um exercício ou abrir livros de texto sobre qualquer assunto e compreendê-los de forma independente e auto-suficiente. Estamos preocupados em dar a todos os estudantes a capacidade de aprender por si próprios e a confiança para superar as suas dificuldades em qualquer disciplina. Desta forma, educamos as competências educativas de hoje.
Takeshi Kumon, filho do nosso fundador Toru Kumon e do seu primeiro aluno, disse: "O Método Kumon não é um método de aprendizagem para a aquisição de conhecimentos. Para mim, é um método de aprendizagem para adquirir conhecimentos.
Esta frase define a filosofia do Método Kumon, que não é outra senão ensinar os estudantes a aprenderem sozinhos, mas com um plano de aprendizagem personalizado e o apoio de um orientador. Desta forma, conseguimos uma evolução progressiva à medida que o aluno se torna cada vez mais autónomo e aprende a dominar as disciplinas escolares, trabalhando mesmo em conteúdos até três anos ou mais para além do seu ano/nível escolar.
O Kumon e o sistema educativo
Um dos aspectos que a maioria das famílias nos pergunta quando contactam com um centro Kumon pela primeira vez é a equivalência entre os níveis do nosso método de aprendizagem e os cursos do sistema educativo. A resposta é simples: o conteúdo conceptual dos níveis do programa Kumon não corresponde directamente ao currículo escolar. Porquê?
A primeira razão pela qual o Kumon não segue os programas educacionais de qualquer país é que o Kumon é um método internacional. Todos os centros Kumon ensinam o mesmo método de aprendizagem com os mesmos princípios metodológicos, pelo que a adaptação ao sistema educativo de um determinado país tornaria o método inútil para as crianças de todo o mundo. Actualmente, mais de 4 milhões de estudantes aprendem com Kumon em mais de 25.000 centros.
Em segundo lugar, Kumon é entendido como uma actividade extracurricular. É por isso que os nossos materiais não cobrem todo o conteúdo de, por exemplo, a matemática que os seus filhos aprendem na escola. A selecção de conteúdos do Kumon responde a objectivos diferentes dos de qualquer outro sistema educativo: queremos desenvolver competências e capacidades únicas nos seus filhos, tais como capacidades de estudo, motivação para aprender, autonomia e, acima de tudo, auto-aprendizagem, o que os ajudará ao longo de toda a sua vida.
A nossa experiência de mais de 60 anos a educar com o Método Kumon mostrou-nos que a resolução de exercícios no nível certo permite ao aluno manter-se motivado e acreditar na sua própria capacidade, desenvolvendo assim uma atitude positiva em relação ao estudo. Neste artigo dizemos-lhe como o fazemos.
Para o conseguir, o papel dos orientadores Kumon é fundamental. Eles conhecem os nossos manuais de trabalho e os estudantes em profundidade, e trabalham diariamente respondendo a como ensiná-los e que objectivos são perseguidos em cada nível ou mesmo em cada manual de trabalho.
O que pensa desta forma de aprender e desenvolver as competências dos profissionais de amanhã? Se quiser que os seus filhos desenvolvam estas competências e aprendam por si próprios, contacte o seu centro Kumon!