As crianças são extremamente exigentes e ceder aos seus caprichos pode fazer com que percam o respeito por nós como pais; É por isso que é muito importante educá-los através da disciplina positiva. O objetivo da disciplina positiva é ajudar nossos filhos a terem consciência das consequências das suas ações e envolve educá-los na empatia e no respeito como forças motrizes do comportamento.
A disciplina positiva é baseada no respeito mútuo, habilidades sociais, limites claros, sentimento de pertença, educação emocional, relações familiares e escuta ativa, mas, acima de tudo, é baseada no desenvolvimento do bom senso.
Como educar os seus filhos mediante a disciplina positiva
- Assumir um compromisso de comunicação nos dois sentidos: deve comunicar com empatia e para isso é necessário estabelecer um diálogo que lhe permita colocar-se no lugar dos seus filhos; desta forma poderá compreender as razões dos seus actos e redireccioná-los com respeito e afecto.
- Estabeleça uma relação saudável com os erros: ninguém nasce sabendo tudo, por isso não julgue os seus filhos pelos seus erros, pois isso irá fazê-los sentir-se inseguros; em vez disso, ensine-os a analisar os seus erros e a aprender com eles, a manter uma relação saudável e positiva com eles e a agir com maturidade.
- Ensine-os a concentrarem-se em soluções e não em problemas: cada problema tem uma fonte e uma solução: discuta a origem dos problemas com os seus filhos, mas vá um passo mais longe juntos e concentre a sua atenção na procura de soluções; isto irá ajudá-los a desenvolver uma mente de resolução de problemas, tal como fazemos com os nossos alunos em Kumon.
- Não os castigue, ensine-os a reflectir: é muito mais fácil castigá-los para corrigir maus comportamentos, mas esta atitude é a antítese da disciplina positiva porque não os ajuda a compreender o que fizeram de errado. Seja muito paciente com os seus filhos e explique-lhes que cada acção negativa tem uma consequência negativa. Inversamente, cada iniciativa positiva tem uma consequência positiva. Lembre-se de os felicitar sempre pelas suas boas acções.
- Mantenha uma atitude flexível e conciliadora: tente colocar-se no lugar deles e pensar como crianças. Lembre-se que não podemos padronizar a aprendizagem porque cada criança pensa, sente e vive de forma diferente; é por isso que em Kumon defendemos que a educação deve ser personalizada e elaboramos um plano de aprendizagem individualizado para cada aluno.
- Tratar a disciplina positiva como um assunto familiar: estabelecer reuniões semanais nas quais todos os membros da família participam, situações, comportamentos, sucessos e fracassos podem ser analisados, e todos contribuem com a sua parte na procura de soluções de forma positiva e, acima de tudo, transmitindo um sentimento de unidade e trabalho de equipa.
- Organize um calendário de actividades: tal como os seus filhos têm um calendário escolar, tenha em mãos um calendário de actividades familiares, pois isto irá ajudá-los a serem organizados e pontuais.
- Faça perguntas, não lhes dê as respostas: quando quiser que os seus filhos reflitam sobre um comportamento, faça-lhes perguntas que os ajudem a refletir em vez de lhes dar soluções ou sobrecarregá-los com uma lista de consequências. Deixem-nos ser eles a avaliar as suas acções.
- Estabelecer hábitos e rotinas: As rotinas são importantes para uma vida ordenada e promovem atitudes responsáveis. Ensine aos seus filhos rotinas desde tenra idade, tais como escovar os dentes, apanhar o quarto ou dar prioridade aos trabalhos de casa. No Kumon recomendamos sempre fazer os livros de exercícios logo pela manhã, porque a mente é mais clara e demora apenas 20 minutos, pelo que há muito tempo para jogar.
- Desperte a paixão dos seus filhos pela aprendizagem: no Kumon estabelecemos desafios apropriados à capacidade de cada criança e, desta forma, encorajamos a sua motivação para encontrar soluções e assumir novos desafios de aprendizagem.
A disciplina positiva ajudará os seus filhos a tornarem-se indivíduos competentes, ajudá-los-á a tornarem-se gestor da sua vida e despertará o seu interesse na aprendizagem enquanto desenvolvem a capacidade de gerir os seus próprios processos emocionais e de aprendizagem.